Maltês
Serviço: O Maltês deve tomar banho e ser arrumado mais ou menos a cada quatro semanas, para manter o pêlo em boas condições. O pêlo deve ser escovado dia sim dia não, para ajudar a mantê-lo limpo e livre de nós. Os olhos devem ser checados a cada poucos dias para ver se estão limpos e livres de irritação. As orelhas devem ser limpas semanalmente e as unhas devem ser cortadas mensalmente.


Artista Plástica - Mayumi Takushi
 (11) 6979-5882

Equipamentos necessários:
Escova de pinos pequena
Rasqueadeira pequena
Pente de aço
Pó para ouvido (com medicação)
Cortador de unha (tipo tesoura)
Produto para remover lágrimas
Tesoura - Pente para nós
Cortador Oster A5
Lâmina 10
Elásticos pequenos
Fitas
Condicionador
Escova macia
Óleo para o pêlo
Algodão

Operação:
01.
Escove o pêlo com uma escova de pinos pequena, trabalhando com movimentos ascendentes. Tenha a certeza de que removeu todos os nós do pêlo do cão antes de dar banho. Uma rasqueadeira deve ser usada em áreas com emaranhamentos.
 Se o pêlo estiver extremamente emaranhado (até a pele), use uma rasqueadeira e um pente para nós em conjunto, para ajudar na remoção dos mesmos.

02.
Limpe as orelhas empoando o seu interior com pó com medicação para o ouvido, tirando qualquer pêlo morto com seus dedos.
03.
Corte as unhas com cortador de unhas do tipo tesoura, removendo apenas as pontinhas das mesmas, para não cortar a parte viva.
04.
Limpe os olhos aplicando um produto para lágrimas em seu interior. Limpe esfregando o canto do olho e sob o mesmo com um pedaço úmido de algodão, para remover qualquer nódoa.
05.
Remova o pêlo entre as almofadas dos pés com tesoura.
06.
Corte o pêlo da área do reto (mais ou menos 2 cm em cada lado do reto) com uma lâmina 10. Nunca ponha a lâmina em contato direto com o reto.
07.
Corte o pêlo da área do estômago (da virilha ao umbigo) com uma lâmina 10.
08.
Dê banho e, enquanto o pêlo ainda estiver molhado, aplique um creme rinse e deixe que o mesmo penetre no pêlo e então enxágue. Use o método de afofar o pêlo durante a secagem.
09.
Penteie todo o pêlo após a secagem.
10.
Corte com tesoura em volta das bordas externas dos pés, para arredondá-los.
11.
Usando a ponta de seu pente, reparta o pêlo começando no alto da cabeça, indo em direção à parte central das costas e, então, à base da cauda.
12.
Penteie o pêlo, borrifando óleo em ambas as partes.
13.
Penteie o pêlo da região do tórax.
14.
Penteie o pêlo da cauda.
15.
Reparta o pêlo da cabeça, desde o canto do olho à orelha em um lado, de orelha a orelha e do canto do olho à orelha do outro lado. Reparta este pêlo acumulado ao meio, para que você fique com duas porções, igualmente divididas no alto da cabeça. Dê três voltas de elástico em cada porção de pêlo então, dobre a porção de cima para baixo e prenda o elástico em volta da mesma. Cheque para ver se o pêlo está muito puxado. Pequenos laços devem então ser colocados em cada lado dos tufos de pêlo no alto da cabeça.
16.
Aplique um condicionador ao pêlo com uma escova macia.
Artigos Técnicos
Padrão da Raça
Acesso ao Site
Subir